Seguidores

sexta-feira, dezembro 21, 2012

Governador Camilo Capiberibe almoça com agricultores; no cardápio, avanços no setor rural

0


O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, acompanhado da primeira-dama, Cláudia Camargo Capiberibe, almoçou nesta segunda-feira, 17, na Residência Oficial, com 100 pessoas ligadas à agricultura no Estado. Entre os convidados estiveram presentes produtores rurais, presidentes de associações de agricultores de todas as comunidades do Estado, além de servidores públicos do setor produtivo estadual. O encontro foi uma confraternização entre o Poder Executivo e lideranças do segmento agrícola por conta os avanços no setor na atual gestão.

Além de confraternizar com os agricultores, o governador ouviu sugestões, reivindicações e elogios dos presentes sobre a atuação do governo na área agrícola.

Ações efetivas em prol da agricultura no Amapá

Entre as ações realizadas em prol dos agricultores do Amapá estão o Programa Territorial da Agricultura Familiar e Floresta (Protaf), no qual foram investidos R$ 5,5 milhões em 2011 e R$ 11 milhões em 2012, recurso do Tesouro estadual que consiste no fortalecimento da Agricultura Familiar; geração de renda no meio rural; promover a segurança alimentar; suprir a ineficiência tecnológica, organizativa e gerencial dos agricultores; recuperar e reaproveitar áreas de baixo rendimento econômico e grande impacto ambiental; a mecanização agrícola e a redução da prática do desmatamento e queimadas.

O Programa Pró-Extrativismo, que consiste em fomentar a cadeia dos três principais produtos extrativistas do Amapá, açaí, castanha-do-brasil e cipó-titica; o Programa Pro-Agroindústria. A ação visa recuperar e implantar empreendimentos de beneficiamento de produtos regionais. O programa foi criado para reestruturar e fortalecer as agroindústrias, gerar negócios e melhorar a qualidade de vida das comunidades atendidas.

Em sua gestão, Camilo Capiberibe também efetivou 171 novos servidores concursados para os órgãos do setor produtivo. Além das ações diretas do Estado, o Governo do Amapá, em parceria com o governo federal, beneficiou mais de centenas entidades sociais dos 16 municípios, que favorecem 40 mil pessoas, com compra de alimentos de agricultores familiares por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Reconhecimento da agricultora

A presidente da Associação de Agricultores do Curralinho, Joaquina Ramos, disse que sua comunidade evoluiu financeiramente. A agricultora, que produz farinha de mandioca, destacou que os trabalhadores rurais da região onde mora melhoram suas condições de vida graças às ações do Governo do Amapá para o fortalecimento do setor.

Nova gestora da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural

Na ocasião, o governador anunciou que a deputada estadual Cristina Almeida assumirá a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR). Para Camilo Capiberibe, a nova gestora possui experiência na área por ter sido superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/AP), além de trazer força política para o desenvolvimento do segmento.

"Convidei a deputada Cristina Almeida para coordenar as ações da SDR e dar mais força política ao órgão", explicou o governador.

Ao final do encontro, o governador reforçou seu compromisso com o desenvolvimento da agricultura do Amapá e garantiu que continuará a investir para fortalecer a produção agrícola amapaense.

"Mesmo com as dívidas herdadas em 2011 e a crise econômica que atingiu o Brasil e, consequentemente, o Amapá em 2012, conseguimos investir na agricultura do Estado. Nossa agricultura responde a somente 4% do nosso Produto Interno Bruto (PIB), o que ainda é muito pouco. Temos muito que crescer e para onde crescer, portanto, vamos continuar trabalhando para avançar nas ações concretas em prol do setor produtivo e na melhoria da vida dos trabalhadores do campo", finalizou o governador.

Elton Tavares/Secom

No Response to "Governador Camilo Capiberibe almoça com agricultores; no cardápio, avanços no setor rural"

Postar um comentário